Estudos



PARA SER UM VERDADEIRO EVANGELISTA

Passagens Bíblicas: Marcos 16.15-20; II Timóteo 4.1-2
Memorizar: Mateus 4.19


Introdução


Todo crente é um evangelista em potencial . No entanto, é preciso estudar a Bíblia para ter confiança em si mesmo ao falar às pessoas. Aproveite as oportunidades que forem aparecendo e fale de Jesus: em casa, na condução, nas horas de intervalos no trabalho, na escola, ou mesmo quando entrar em uma loja para fazer compras.

ALGUNS ASPECTOS DO EVANGELHO
O novo convertido está iniciando uma nova fase da vida, pois já encara compromissos sérios. Certamente sentindo imensa alegria pela transformação experimentada, é impulsionado a testificar de Jesus.

O Que é Evangelismo
Evangelizar é, portanto, pregar o Evangelho de Jesus Cristo, obedecendo a sua ordem (Marcos 16.15-16); é tornar-se pescador de homens (Mateus 4.19); é livrar os perdidos da morte eterna (Provérbios 24.13); é ganhar as almas para Jesus (Atos 2.41).

Como o Evangelho Deve Ser Pregado
Jesus foi um exemplo de evangelista. Assim que iniciou o Seu ministério, convidou pessoas para participarem com Ele da divulgação do reino de Deus.

PORQUE E QUANDO SE DEVE EVANGELIZAR
Aquilo que recebemos de graça, deve, também ser oferecido de graça (Mateus 10.8). Experimentamos a alegria da salvação, pois alguém se propôs a nos falar do amor de Jesus. Da mesma forma, devemos proceder para que outros também se salvem.

É Uma Ordem Divina
Todo foi chamado para ser um ganhador de almas. O “IDE” de Jesus é mais do que um convite. É uma ordem imposta à Igreja através de todos os cristãos. Ele quer que os homens venham a arrepender-se (II Pedro 3.9) e encontrem salvação (I Timóteo 2.4).

O Mundo Jaz no Malígno
Com a entrada do pecado, Satanás, tornou-se o príncipe deste mundo (João 14.30; 16.11). O homem tornou-se de tal modo dominado por ele, através do pecado, que não tem forças para se libertar. Pratica coisas abomináveis que desagradam a Deus; é dominado por sentimentos perversos, torna-se cheio de iniqüidade, avareza, ódio, prostituição, sem afeição natural (Romanos 1.28-30). É devido a tal atuação que Jesus ordena que se pregue o
evangelho com unção e poder do Espírito Santo.

A Salvação do Mundo Depende da Atitude dos Crentes
É responsabilidade de cada um anunciar a salvação em Jesus. Fomos salvos para anunciar as boas novas aos perdidos (I Pedro 2.9). Não perca as oportunidades que se apresentarem. Fale do amor de Jesus às pessoas. Ele ordenou a você que pregue o evangelho; fale da Sua obra, do Seu amor; o resultado pertence a Ele. Onde se deve evangelizar – Já foi dito que a ordem de Jesus é ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura. Nem todos são chamados para serem missionários em outras terras. Mas como o campo é o mundo, em qualquer lugar onde houver pessoas aí está a ocasião para se falar do amor de Jesus:
  1. No Lar
  2. Na vizinhança
  3. No trabalho
  4. No transporte
  5. Nos hospitais
  6. ou em outras instituições
Enfim, não se deve perder tempo. Até mesmo por telefone, por carta ou por e-mail, o evangelho deve ser anunciado. Além, é claro, dos grandes meios de comunicação como o rádio e a TV.

REQUISITOS NECESSÁRIOS AO EVANGELISTA
Em primeiro lugar é necessária a experiência pessoal de salvação e, em segundo, viver aquilo que prega, caso contrário, as pessoas não dará crédito ao que ouvirem. Há, ainda, outros aspectos que precisam ser observados:
1)-  Ler e estudar a Bíblia -  Sem conhecimento, ninguém é capaz de ser bem sucedido. A Palavra de Deus precisa estar no coração daquele que prega o evangelho (Mateus 12.34; Lucas 6.45).
2)- Ser sábio – A Bíblia diz que aquele que ganha almas é sábio (Provérbios 11.30).
3)- Ser cheio do Espírito Santo – É o Espírito de Deus Quem capacita o crente para o trabalho. Só Ele convence o pecador (João 16.8-11).
4)- Orar incessantemente – Orar sempre sem desfalecer (Lucas 18.1).
5)- Sentir amor pelas almas perdidas – É o amor que sentimos pelas almas que nos faz ter coragem para falar, sofrer afrontas, agressões, ameaças, etc.

CONCLUSÃO
O crente tem convicção de sua fé. Tem esperança de vida eterna através de Jesus. Sabe que Jesus é o único caminho que conduz à salvação. O mundo  jaz no maligno. Ele é enganador e mentiroso. Distrai as pessoas com falsos conceitos de salvação. Então, as pessoas começam crer em reencarnação, purgatório, salvação pelas obras, pensam que depois da morte serão salvas por orações feitas por parentes aqui na terra; outros acreditam que não existe inferno, nem haverá julgamento porque Deus é Pai amoroso. Quanto engano!!! A hora de apresentar o verdadeiro Salvador é agora. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” João 14.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário